" Quando alguma coisa importa,
tudo se torna importante. "

Lembrei-me das palavras de Olívia numa de suas cartas.

17 agosto, 2009

 

Tu uma vez comparaste a vida a um transatlântico e te perguntaste a ti mesmo: "Estarei fazendo uma viagem agradável?". Mas eu te asseguro que o mais decente seria perguntar: "Estarei sendo um bom companheiro de viagem?". Realmente, os homens em geral eram maus companheiros de viagem. Apesar da imensidão e das incertezas do mar, apesar do perigo das tempestades, do raio e da fragilidade do navio, eles ainda se obstinavam em serem inimigos uns dos outros. O sensato seria que se unissem numa atitude de defesa e que se trocassem gentilezas a fim de que a viagem fosse mais agradável para todos. A gentileza pode melhorar o mundo. Se os homens cultivassem a gentileza seria possível atenuar um pouco tudo quanto a vida tinha de áspero e brutal.
Mas quem sou eu pra falar alguma coisa sobre a vida? Sou apenas uma garota de apenas 14 anos que não teve muitas esperiências mais que em uma das poucas aprendeu:
"Só a vida ensina a viver. É preciso agente ver primeiro tudo que a vida tem de mau e de sórdido para depois podermos descobrir o que ela tem de belo e de bom, de profundamente bom".


PS: Olívia é uma personagem de um dos livros mais famosos de Erico Verissimo: Olhai os lírios do campo. Livro que li faz alguns dias, de começo obrigada pela escola mas depois por vontade própria. Taí um livro que eu recomendo :)

2 comentários:

Raphuux disse...

é verdade bia,bom pelos menus vc tem uns 76 anos ou mais pra poder chegar a conclusão sobre coisas boa da vida. rs*
bonita citação,deu até vontade de ler.
bjs

Pensador disse...

Olá, não posso deixar de dizer que fui atraído a ler o seu blog pelo seu nome. hehehe.. No fim, gostei muito do texto. Adoro ler também e gostei do livro que recomendou.

PS. você escreve muito bem!!!

Beijo.

Levi Noronha

http://opensamentocorrente.blogspot.com